Para ver nosso projeto no catarse clique aqui!
Imã de geladeira Perfor6 [quem?] com calendário de 2016
(imagem ilustrativa)
***
Botton Perfoda-se
***
Camiseta [quem?]
(imagem ilustrativa)
***
PERPENDICULAR cenário # ambiente
Wagner Rossi Campos
em breve!!!!
"Os sentidos atribuídos a cenário e ambiente dizem muito sobre formas de percepção de si e do mundo. E é a partir dessas duas possibilidades que PERPENDICULAR cenário # ambiente pretendeu ativar experiências e percepções, proporcionando a criação de territórios renovados em que o corpo atuou livremente.
As ações aconteceram durante um período de 4 horas, sem definição exata de local e tempo de duração para cada artista. As performances foram simultâneas, diluindo limites entre indivíduos e grupos.
Os dois encontros ocorreram em Belo Horizonte - 2010, em dias e locais distintos:
O primeiro grupo de ações, dia 25 de julho de 2010 nos jardins do MAP - Museu de Arte da Pampulha, com a participação de Artur Miglio, Coletivo MAP, PORO, Nydia Negromonte e Wagner Rossi Campos
O segundo grupo de ações, dia 18 de setembro de 2010 na Galeria interna do Ed. Maletta e Quina Galeria, com a participação de Paulo Nazareth, Shima, Christina Fornaciari, Coletivo Xepa e Mendez."
***
PERPENDICULAR CASA e RUA
Wagner Rossi Campos
em breve!!!
"Essa edição do projeto, ocorrido entre os dias 05 e 10 de setembro de 2011 na Barragem Santa Lúcia e Favela do Papagaio - BH seguiu um modelo de residência e ocupação. Estabelecemos como campo de reflexão e produção às relações antropológicas, sociológicas, humanas, sociais e artísticas entre casa e rua. O encontro propos um diálogo entre esses espaços, contribuindo para a percepção ética/estética do habitante da cidade e a inter-relação entre artistas convidados e moradores da região.
Artistas convidados:
Louise Ganz- BH, Wagner Rossi Campos- BH, Nathalie Mba Bikoro - Africa/França, Grupo SYA (Solon Ribeiro, Yuri Firmeza, Artur Cordeiro, Rafael Cordeiro)- Fortaleza, Santiago Cao - Argentina, Marco Paulo Rolla- BH, Paola Rettore - BH, Maria Luiza Vianna- BH, Fernanda Macruz - BH."
***
PERPENDICULAR Encontros na Cidade
Wagner Rossi Campos
em breve!!!
"O 10 encontro, que aconteceu entre os dias 20 e 25 de julho de 2012, em Belo Horizonte, foi um momento de celebração e compartilhamento entre 04 artistas sulamericanos convidados e os 04 pesquisadores da cidade de Belo Horizonte, também convidados, para acompanhar os processos de criação e trabalho desses artistas.
A ideia foi proporcionar uma vivência processual, em que o convívio entre culturas distintas e referências locais pudesse dialogar com espaços da cidade, favorecendo a circulação de práticas artísticas/performáticas e oportunizando reflexões sobre situações específicas do encontro.
Artistas estrangeiros participantes e seus colaboradores locais:
Juan Montelpare/Equador-Argentina
Júlio Martins/Belo Horizonte - Brasil
Yury Hernando Forero/Colômbia-México
Daniel Toledo/Belo Horizonte - Brasil
Gustavo Solar/Chile
Wagner Rossi Campos/Belo Horizonte - Brasil
Soledad Sánchez Goldar/Argentina
Eduardo de Jesus/Belo Horizonte - Brasil
***
Catálogo V::E::R Encontro de Arte Viva 2011
(articuladores: Alex Cassal, Beatriz Lemos, Domingo Guimarães, Marcus Vinícius, Marcela Levi e Nadam Guerra)
"Esta é a segunda edição do V::E::R que reuniu em Terra UNA 21 artistas e críticos, além dos articuladores e produtores do evento, durante o período de 22 a 30 de janeiro de 2011. Para esta publicação convidamos todos os participantes para que descrevessem seus pontos de vistas acerca das obras realizadas, no encontro, do lugar e da experiência individual. Foram realizados trabalhos instalados, instantâneos, vivências, falas e oficinas, sem contar os expontâneos que ganharam vida sem notoriedade."
***
REVISTA CADERNOS DE SUBJETIVIDADE 2013
(NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA SUBJETIVIDADE CONTEMPORÂNEA PUC-SP, vários autores)
em breve!!!!!!
em breve!!!!!!
"Em momentos de tamanha perplexidade, é imprescindível sustentar e intensificar o deslocamento da percepção coletiva, e não ficar apenas na análise objetiva das causas e efeitos. Talvez todo esse número, no fundo, gire em torno de um tal esforço em acompanhar deslocamentos do olhar, seja no trato com os usuários de drogas ou de saúde mental em nossas cidades e em nossa cultura, seja no estatudo e no uso do corpo, do tempo, do xamanismo, das artes. (Peter Pál Pelbart)
***
REVISTA CADERNOS DE SUBJETIVIDADE 2015 - GILLES DELEUZE
(NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA SUBJETIVIDADE CONTEMPORÂNEA PUC-SP, reedição dossiê Deleuze de 1996, vários autores)
"A idéia de um número especial dos Cadernos de subjetividade dedicado exclusivamente ao pensamento de Gilles Deleuze [em 1996] surgiu a partir do impacto provocado por sua morte. No início a intenção era apenas fazer um dossiê no interior de um número regular, juntando textos publicados na ocasião, na forma de uma homenagem. Mas logo evidenciou-se que os necrológios eram demasiado permeados pela comoção da hora, e que mais produtivo seria aproveitar a circunstância para dar uma pequena amostra da presença marcante de Deleuze no panorama contemporâneo (...) Esgotado há tempos e objeto de grande procura, a reedição daquele número histórico responde a um desejo que não poderíamos ignorar, dada a presença crescente do pensamento filósofo entre nós." (Peter Pál Pelbart e Suely Rolnik)
***
A MODIFICAÇÃO CORPORAL NO BRASIL (1980-1990)
DE THIAGO SOARES 2015
em breve!!!!!
em breve!!!!!
***
Este livro relata o processo de criação do espetáculo Ka - Cena Zaum de Vélimir Khlébnikov, que Renato Cohen dirigiu em 1998 na Unicamp com alunos do curso de Artes Cênicas, do ponto de vista da atuação. Samira Borovik apresenta o treinamento para a criação do espetáculo através da experiência ritual proposta por Cohen e analisa a experiência que se consolidou como um rito de passagem coletivo, uma iniciação. Em Ka, a parceria do encenador com o xamanismo de Lynn Mário alcançou uma profunda conexão com a linguagem da performance multimídia e é evidenciada na entrevista e investigação envolvidas pela autora. O livro contém imagens exclusivas do espetáculo (informação cedida pelo autor).
***
O professor Performer de Naira Ciotti (2014)
"Este livro busca colocar-se a partir do ponto de vista da Arte Contemporânea e de um sujeito que é artista. É com olhos de artista que estou vendo a educação aqui, buscando trabalhar arte dentro da sla de aula e discutir com meus alunos, principalmente, as questões do contemporâneo, envolvendo novas linguagens e hibridações, presentes na performance". (informação cedida pelo autor)
***
Zé do Caixão, com a cobertura do Bandido da Luz Vermelha, pelo passe da monstrutividade de Lucio Agra, encontra no barroco a gazua de seu desregramento surreal, ou, para assombrar o espírito da criação artística bem-comportada, encarna-se numa ideia-chave da concretude haroldiana, pela qual o arrojo criativo dessa vanguarda se materializa numa síntese imprevista entre construtivismo e brutalismo, caos orgânico e espírito de geometria, poética da fome e fome de poética. Com tamanha presa irrecusável, Nosferato se lança de seu castelo feudal para os burgos europeus e, no caixão do Zé, na Navilouca e no troço de Wally, chega ao Brasil de Hélio Oiticitzki. Esta é uma danação dos espíritos, cuja vertigem pode arrastar, sem dúvida, o mais racional dos leitores, que esteja em busca das fontes da eterna juventude da arte para o olhar embriagado de seu cultivo (informação cedida pelo autor).
***
Discursos críticos através da poética visual de MárciaX de Tales Frey (2013)
A obra reúne produções de Márcia X. desde o período em que suas performances eram de caráter menos comprometido, passando pela produção dos objetos e instalações até o momento em que a artista retoma a linguagem da performance como seu principal manifesto artístico (informação cedida pelo autor).
***
Persona Performática, de Ana Goldenstein Carvalhaes, leva à frente, com plena autonomia, uma das propostas mais ousadas do moderno teatro brasileiro, a de Renato Cohen. Seja na sua prática e linguagem artística, seja nas formas de sua produção espetacular, tem-se aqui um fruto legítimo do work in process. Através de duas importantes performances, a construção do performer em cena de sua persona performática concretiza-se na incorporação em público que o texto se empenha em encarnar, fazendo sentir o sentido da pessoa que o faz e ampliando sua captação e visualização por novas dimensões plásticas e polifônicas. (...) Por essa via, transmite-se também, com um raio de alcance bem maior, o efeito desse fazer artístico, que é o de convertê-lo num espaço social de uma autorreflexão que se ultrapassa e adquire a altitude de meta-arte, ou seja, um âmbito para se pensar e discutir a própria sociedade no mundo contemporâneo. Tal é o convite e a sugestão que Persona Performática estende ao seu leitor na expectativa de que seja também o espectador de suas performances (informação cedida pelo autor).
***
Gravura erótica da série Arte Vugata +1
de Rogério Borovik
de Rogério Borovik
***
10 x 15cm, nanquim sobre papel, emoldurado
***
Conversa performática com Lucio Agra
(imagem ilustrativa...)
***
Registro de performance do renomado fotógrafo mexicano
António Juárez
Registro de performance de Rocío Boliver (45,13 x 30,50cm)
Registro de performance de Melati Suryodarmo (67,56 x 30,50 cm)
Registro de performance de Boris Nieslony (30,50 x 44,65 cm)
***
Fotografia de Clarice Tarran
2010, 33 x 50 cm, máscara de Mauro Espíndola em montagem, impressão em papel de algodão
***
Fotografias de Germania Heibe
***
Desenho original de José Roberto Aguillar
***
Pasta performática para 4 pessoas
uma delícia!!!