segunda-feira, 30 de julho de 2012

Câmaras Setoriais


Prezados todos

Desde a gestão anterior do Ministério da Cultura, instituiu-se um fórum nacional, promovido a partir do próprio ministério - ou seja, governo federal - chamado Conselho Nacional de Políticas Culturais. A ideia original que moveu esse conselho teria sido a constatação  - que muitos de nós percebem que existe - de que até hoje ou há muito tempo não temos o que se possa chamar de política cultural, muito menos que fosse uma expressão real da sociedade organizada.

O conselho foi pensado originalmente com uma composição de 15 representantes de cada Estado da Federação. A portaria em anexo, do MinC, mudou essa representação para 5. 

Graças à sua mobilização, os artistas do que costumamos chamar "arte mídia" ou "arte e tecnologia", conseguiram que essa denominação integrasse a lista que conta com outras (veja planilha em anexo) e que são: Arquitetura e Urbanismo, Arquivos, Arte Digital (a que eu acabei de mencionar), Artes Visuais, Artesanato, Circo, Culturas Afro-Brasileiras, Culturas Indígenas, Culturas Populares, Dança, Design, Livro, Leitura e Literatura, Moda, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro.
 
Está claro que essa distribuição em si mesma é totalmente questionável, mas ela reflete o estado atual da compreensão de governo e sociedade sobre o que é ou não parte do escopo da atuação futura do Ministério. Reflete os lobbys das respectivas áreas, o esforço que cada uma faz e a percepção da importância disso por parte delas. Essa composição não nasceu do nada, é fruto da mobilização das pessoas interessadas para que essas aí estivessem. Dito isso, é possível afirmar que a performance poderá também iniciar um processo para pleitear um lugar enquanto categoria representativa, todavia, isso só será possível mediante a construção de um processo que agregue pessoas que tenham comprovada aderência a alguma dessas áreas, para que possamos, de dentro dos conselhos mencionados, inciar a mobilização para uma futura inclusão da performance nessa lista.

Portanto,se você deseja fortalecer o processo de inclusão da performance na agenda do Ministério da Cultura ,siga os trâmites abaixo:

Envio por  via postal expressa (do tipo SEDEX ou similar), até 8 de agosto de 2012, dos seguintes documentos:

·         Comprovação de atuação de 3 anos no setor,
·         Identidade,
·         CPF,
·         Comprovante de Residência,
·         Comprovante de atuação em Entidade Civil   
·         Currículo e
·         Portfólio
Os documentos deverão ser encaminhados para o seguinte endereço:
Conselho Nacional de Política Cultural
Esplanada dos Ministérios
Bloco B – Ed. Sede
CEP 70.068-900
Brasília-DF.